Games & Sports

“Steep” reinventa os games de esportes radicais

Game da Ubisoft resgata a adrenalina de jogos clássicos

Autor: Marcelo Iglesias (contato@gamecoin.com.br)
Fotos: Divulgação

26/12/2016, 0:34:57

Games de esportes radicais, principalmente envolvendo velocidade, tiveram um grande momento em meados da década de 1990. Foi quando consoles capazes de rodar produções com os inovadores gráficos poligonais permitiam jogos extremamente dinâmicos como “Cool Boarders” (PS1) e “Wave Race 64” (N64), em que o negócio era ser o mais rápido e acrobático possível.
No entanto, estes games sumiram do mapa, já que a turma estava mais interessada em uma jogabilidade realista ao invés do alucinante estilo “arcade”. E uma grata surpresa deste final de ano é “Steep“. O game da Ubisoft resgata um pouco da adrenalina do final do milênio, com provas de esqui, snowboard, paraglider e até mesmo wingsuit (que é aquele traje com barbatanas nas pernas e nos braços, usado para planar durante a queda livre).
Com um visual muito bem acabado, a produção assinada pelo estúdio Ubisoft Annecy, na França, o game não se verte para o modo “arcade”, mas mesmo com uma pegada mais realista em termos de física e comportamento dinâmico, o jogo se mostra extremamente divertido.

 

 

Nas provas de voo de wingsuit, a jogabilidade segue um modelo ancestral que remonta a produções como “Pilot Wings” e até games menos pretensiosos como “Lego Batman” em que o objetivo é passar por dentro de arcos imaginários. As manobras por pontos determinados também fazem parte das obrigações quando se conduz o paraglider.
Já nas descidas de montanhas, seja no esqui ou no snowboard, manobras e tempo de execução são fatores determinantes para aferir o desempenho do jogador. Nessas modalidades “em neve fofa”, não há como não se lembrar do clássico “Ski or Die“, do NES. Apesar das diferenças gritantes de jogabilidade e gráficos, trata-se de um dos poucos games que explorou os esportes de inverno.
Com modos solo e multijogador, é possível participar de provas com outros jogadores em rede, assim como campeonatos e direito a rankings globais, instigando vaidades.
Em “Steep“, o jogador participa de corridas em diversas montanhas que vão dos Alpes, que cortam boa parte da Europa, com destaque a Mont Blanc na fronteira da Suíça com a Itália. O jogador também pode desafiar os limites da física no Alasca e outras localidades.
Steep” é um jogo interessante, que surge como uma opção que vai além dos gêneros triviais do mercado como tiro em primeira pessoa (RPG), esportes coletivos (futebol, basquete e futebol americano) e Action RPG. Trata-se de um jogo capaz de unir jogadores casuais e hardcore, tanto numa disputa de acidentes grotescos ou até mesmo num desafio de atingir os limites do game.
Com versões para PC, PS4 e Xbox One, o game tem preços que vão de R$ 100 a R$ 200.

 

 

Visite o site de games GameCoin (gamecoin.com.br) e não deixe de seguir a coluna no Facebook (facebook.com/gamecoinbr), no Twitter (@gamecoinbr) e também no YouTube (youtube.com/gamecoinbr).

COMENTÁRIOS