Futebol

“Sete Atos, Um Final?” – Copa de 2014: Desencontro marcado

Livro de Darcio Ricca e Max Gehringer faz uma análise sociopolítica e esportiva da partida que assombrou o país sede da Copa de 2014

Autor: Edmundo Dantas
Fotos: Divulgaçãp

Copa de 2014 Futebol
23/01/2018, 21:21:44

É gol da Alemanha!“. No dia 8 de julho de 2014, essa expressão foi repetida inacreditáveis sete vezes ao longo da semifinal da Copa do Mundo de Futebol do Brasil, na improvável partida disputada no Mineirão. O fatídico 7×1, resultado do jogo entre a seleção brasileira e alemã, deixou marcas indeléveis. “Sete Atos, Um Final?“, dos pesquisadores Darcio Ricca e Max Gehringer, é o primeiro livro brasileiro analisa o jogo, o contexto em que ele ocorreu, as razões do resultado – e seus desdobramentos. Com 250 páginas e preço de R$ 39, a obra foi lançada pela Chiado Books.

 

Com um olhar investigativo, os autores trazem uma refexão sobre os antecedentes do jogo e apontam suas consequências para o futebol brasileiro. Há um capítulo que reconstitui, minuto a minuto, a partida, na tentativa de desvendar este que se tornou um trauma para o futebol brasileiro – tanto assim que muitos se recusam a falar sobre o assunto. Mas, afinal, o que teria motivado o bizarro “apagão” visto em campo naquela triste tarde? “Este livro irá resgatar os fatos, esmiuçá-los e espremê-los até a última gota para, pelo menos, deixar os registros necessários para que algo dessa natureza nunca volte a se repetir“, afirma Gehringer. “Este livro foi escrito para que nossa memória não fique órfã e possamos tirar o melhor proveito disso, com a ajuda deste lúdico e mercadológico esporte, para crescermos“, complementa Ricca.

TAGS

|

COMENTÁRIOS