Jogos Olímpicos de Inverno

Pyeongchang 2018 – Conheça os 9 brasileiros nos Jogos Olímpicos de inverno

Brasil estará representado em cinco modalidades na 23ª edição do evento, que será realizada de 9 a 25 de fevereiro

Autor: Edmundo Dantas
Fotos: Foto de Isabel Clark, do snowboard: Facebook da atleta

Isabel Clark Pyeongchang 2018
7/02/2018, 12:15:23

O Brasil conquistou vaga em cinco modalidades – esqui alpino, esqui cross country, snowboard, bobsled e patinação artística – e participará dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018, na Coreia do Sul. A delegação será formada por nove atletas e mais um reserva, da equipe de bobslead, e todos são bolsistas do programa Bolsa Atleta. A delegação brasileira será formada por Isadora Williams (patinação artística); Edson Bindilatti, Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e o reserva Erick Vianna (bobsled); Michel Macedo (esqui alpino); Jaqueline Mourão e Victor Santos (esqui cross country); e Isabel Clark (snowboard). A 23ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno será realizada de 9 a 25 de fevereiro. Desde os  Jogos Olímpicos de Inverno de Albertville, em 1992, o Brasil esteve em todas as edições do evento. Edson Bindilatti, piloto do bobslead, será o porta-bandeira da delegação nacional na cerimônia de abertura, que será às 9 h da manhã (horário de Brasília) da sexta, dia 9 de fevereiro.

A delegação brasileira utilizará as duas Vilas Olímpicas dos Jogos: Gangneung, na costa, e a vila de PyeongChang, na montanha. Isadora Williams ficará na Vila de Gangneung, na costa, próxima a instalação onde competirá – a Gangneung Ice Arena. Já o restante da delegação ficará alojada na vila de PyeongChang, na montanha, onde serão realizadas as competições de bobsled, esqui alpino e cross country, além do snowboard.

Isadora Williams, da patinação artística, foi a primeira brasileira a conquistar a vaga para PyeongChang, em setembro de 2017. O Time Brasil levará também à Coreia dom Sul duas equipes de bobsled, o trenó que desce uma pista de gelo em alta velocidade. O país alcançou a vaga no 4-man e também participará pela primeira vez da disputa no 2-man. Edson Bindilatti será o piloto tanto no quarteto quanto nas duplas e participará dos Jogos Olímpicos pela quarta vez. Ele terá a companhia de Odirlei Pessoni, Rafael Souza e Edson Martins, que também formará com Edson a equipe no 2-man. Erick Vianna é o reserva.

Entre os esquiadores, o ceraense Michel Macedo, de 19 anos, disputará sua primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. Natural de Fortaleza e residente no Oregon (EUA), Macedo foi Top 15 nos Jogos Olímpicos da Juventude Lillehammer 2016 no esqui alpino, até hoje o melhor resultado brasileiro olímpico na modalidade. Jaqueline Mourão garantiu a vaga no esqui cross country para a sua sexta participação olímpica. Em PyeongChang, ela disputará o esqui cross country mais uma vez (foi também a Turim 2006, Vancouver 2010 e Sochi 2014 – nessa última também participou do biatlo). Nos Jogos Olímpicos de Verão, ela competiu no Ciclismo Mountain Bike em Atenas 2004 e Pequim 2008. Ainda no Esqui Cross Country, o Brasil terá a estreia do paulista Victor Santos, cria do projeto social Ski na Rua, do atleta olímpico Leandro Ribela (Vancouver 2010 e Sochi 2014). Já a snowboarder Isabel Clark volta ao palco olímpico pela quarta vez, sempre na prova de Snowboard Cross. Isabel é a responsável pelo melhor resultado do Brasil em Jogos de Inverno – foi nona colocada em Turim 2006.

COMENTÁRIOS