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Project CARS 2: Não basta ser multiplataforma, tem que ser acessível

Por ser o único game de corridas presente nas 3 plataformas, empresa quer aproveitar o maior potencial comercial para atingir o maior público possível

Autor: Marcelo Iglesias (www.gamecoin.com.br)
Fotos: Divulgação

Games & Sports - Project CARS 2
29/08/2017, 15:16:14

O produtor de “Project CARS 2”, Stephen Viljoen, esteve no Brasil para promover o game de corrida que chega no dia 22 de setembro para PC, PS4 e Xbox One. Numa apresentação de uma versão de testes que contou até mesmo com a presença publicações automotivas, como a “Quatro Rodas“, o executivo não escondeu que a Slightly Mad Studios quer tornar sua franquia mais amigável.

O título, que concorre “Gran Turismo Sport” e “Forza Motorsport 7”, é o único presente nas três plataformas. E por isso mesmo que a empresa quer aproveitar o maior potencial comercial para atingir o maior público possível. Isso porque o primeiro game da série ficou conhecido por ser extremamente difícil, principalmente para jogadores que não utilizam volantes e pedaleiras.

Ser competitivo no joystick ou teclado era uma tarefa árdua. Dava até para ter sucesso jogando no modo carreira, mas em disputas on-line, o acessório de pilotagem era um grande diferencial. No entanto, Viljoen garante “Project CARS 2” terá controles mais apurados para quem utiliza joystick. Claro que a jogabilidade ainda terá foco na simulação e que o jogo não se tornará um game de corridas Arcade como “Need For Speed”, mas não será tão cruel quanto “GTR 2” ou “Acetto Corsa”.

 

Games & Sports - Codemasters “Race Driver Grid”

Games & Sports – Codemasters “Race Driver Grid”

 

A Codemasters também já suavizou a jogabilidade de seus games de corrida. “ToCA” era extremamente difícil de se controlar no joytick, as franquias “Race Driver Grid”e “DiRT” foram otimizadas para que jogadores que não fossem entusiastas também pudessem ter êxito na experiência.

E existe uma lógica bem clara nisso. Tanto “Forza”, quanto “Gran Turismo” são séries nascidas em consoles, e consequentemente projetadas para uso com joystick. Os volantes existem tanto para os aparelhos Sony, quanto para os da Microsoft, mas são acessórios caros, que demandam espaço e nem sempre cabem na sala de TV ou nos orçamentos familiares.

Por sua vez, “Project CARS” é uma série pensada em computadores de alto desempenho, capazes de simular física com precisão e capacidade gráfica superior aos consoles. No entanto, existe uma base de mais de 80 milhões de consoles (60 milhões de PS4 e 26 milhões de Xbox One) distribuídos ao redor do mundo e a Slightly Mad Studios sabe que pode abocanhar um naco desse público.

 

Games & Sports - Ferrari

Games & Sports – Ferrari

 

A primeira edição vendeu, só no PS4, 1,2 milhão de cópias.  E com a inclusão de marcas com Porsche e Ferrari, ela sabe que seu desempenho será bem maior. Mas é preciso “amaciar” para não desestimular jogadores que não “habitues” de simuladores realistas.

Seja como for, “Project CARS 2” é uma das grandes promessas para fãs de corridas. E é o único que pode piscar os faróis para “Gran Turismo” e “Forza” ao mesmo tempo. Que venha 22 de setembro!

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