Games & Sports

Porsche e Microsoft criam competição e Sony confirma marca alemã no “GT Sport”

Marca de Stuttgart é a grande novidade dos games de corrida

Autor: Marcelo Iglesias
Fotos: Divulgação

17/04/2017, 4:07:26

Duas notícias fizeram a alegria de fãs de games de corrida na semana passada. E ambas envolvem a Porsche. A fabricante de Stuttgart anunciou uma parceira com a Microsoft para a criação de um torneio virtual com os carros da marca nas franquias “Forza Motorsport” e “Forza Horizon”. Já a Sony divulgou as primeiras imagens dos modelos da Porsche que farão parte do acervo de “Gran Turismo Sport”.

 

 

Pode parecer uma mera coincidência, mas a presença da renomada fabricante alemã nos games não era tão rotineira quanto poderia parecer. Modelos Porsche têm sido cobiçados por gamers desde o início dos anos 2000, quando um acordo entre a Electronic Arts e a Porsche, durante a produção de “Need For Speed: Porsche Unleashed“, impedia que outras franquias tivessem acesso aos carros sem o consentimento da EA.

 

Os produtores de “Forza” têm incluído os modelos nas últimas edições da série em forma de pacotes de expansão (DLC), como em “Forza 6”, mas sempre havia o risco da EA melar a concessão. No entanto, o acordo caducou no final de 2016 e abriu caminho para que diversos games pudessem receber os esportivos da lendária montadora do Sul da Alemanha.

 

O anúncio da empreitada entre Microsoft e Porsche foi feito em coletiva da marca alemã no Salão do Automóvel de Nova York, que acontece até o dia 23 de abril. Por meio da comunidade O “Forza Racing Championship” (ForzaRC) as provas permitiram disputas com os modelos da marca alemã, que foram adicionados ao “Forza 6” no final do ano passado. Ao todo são 20 bólidos da Porsche à disposição dos gamers.

 

Com a Microsoft como parceira, temos a oportunidade de tomar o prazer de pilotar um Porsche e o transformar numa experiência no mundo virtual”, afirma Detlev von Platen, membro do Conselho Executivo da Porsche AG para Vendas e Marketing. “Jogos de corridas e eSports ligam os mundos real e virtual e nos permitem ganhar mais acesso ao nosso público mais jovem. Isto quer dizer que eles podem vir a desenvolver uma paixão pela Porsche mesmo antes de adquirir seus primeiros carros esportivos”. comemora o executivo alemão.

Gran Turismo Sport

 

Depois de 20 anos e seis títulos, finalmente a série “Gran Turismo” contará com modelos da Porsche. As imagens divulgadas pela Sony mostram apenas o 911 GT3 RS, versão de alto desempenho com parâmetros de competição, mas homologado para uso urbano, que fará parte da lista de carros de “Gran Turismo Sport”.

 

Ainda não se sabe quantos carros serão digitalizados para o “GT Sport”, mas o desejo de poder “pilotar” modelos da marca alemã na série vem desde o primeiro “Gran Turismo”, de 1996. Tal como em diversas outras franquias, a razão para a ausência dos esportivos da Porsche nos demais games da franquia era em função de um contrato entre a Electronic Arts e a Porsche.

 

Há quem aponte que o atraso da produção, que devia ter estreado no ano passado e foi adiado para o final deste ano, se deve não apenas às melhorias de resolução 4K para o PS4 Pro, mas também para dar tempo de incluir os modelos Porsche no game.

 

Seja como for, o monopólio da EA sobre a Porsche felizmente acabou!

COMENTÁRIOS