Bem antes daquele 7X1...

Museu Seleção Brasileira – Recordar é viver

Na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o Museu Seleção Brasileira permite resgatar a memória dos tempos gloriosos do futebol nacional

Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
Fotos: Maria Luiza Kreitlon

12/03/2016, 11:22:34

A suntuosa sede da CBF, no Rio de Janeiro, nos últimos anos apareceu mais nos noticiários policiais do que nos esportivos. Escândalos envolvendo corrupção na entidade máxima do futebol brasileiro têm rendido manchetes mais frequentes dos que as pálidas conquistas recentes do esporte mais popular do país. Mas nem sempre foi assim. Parte do passado épico do futebol nacional está preservada no Museu Seleção Brasileira, que fica dentro da sede da Confederação Brasileira de Futebol.

IMG_4598

Para quem aprecia o futebol, a visita é uma autêntica e onírica viagem no tempo. Tempos em que a vexaminosa derrota de 7 a 1 para a Alemanha, na Copa de 2014, em Belo Horizonte, seria algo inimaginável. Tempos em que a seleção canarinho, com seu estilo criativo e irreverente, era o “time a ser batido”, formado por “seres de outro planeta” – o verdadeiro “bicho papão” do futebol mundial.

Os bons e velhos tempos do futebol brasileiro, infelizmente, se tornaram peças de museu. Mas, no Museu Seleção Brasileira, é fácil evocar antigas recordações e reviver velhas alegrias. Ou até sentir, pela primeira vez, um pouco das emoções que comoveram as gerações passadas de torcedores brasileiros. Isso, sem dúvida, já vale a visita.

Clique sobre a imagem abaixo para assistir à reportagem em vídeo produzida por Esporte de Fato no Museu Seleção Brasileira. Depois, mais abaixo, veja também a galeria de fotos.

 

 

Galeria de fotos

 

COMENTÁRIOS