Fitness

Entrevista: Fabiano Lacerda – Perder para ganhar

Depois de emagrecer mais de 100 kg para vencer uma aposta, o publicitário baiano é campeão da categoria Transformation do WBFF etapa Brasil, um dos maiores eventos fitness do mundo

Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
Fotos: Divulgação

Fitness Fabiano Lacerda
30/10/2017, 20:39:07

No princípio, era a verba. Em 2014, uma aposta em dinheiro com colegas de trabalho, que o “desafiaram” a perder 60 kg em seis meses, deu a motivação que o publicitário baiano Fabiano Lacerda precisava para emagrecer – na época, pesava 193 kg. “Foi uma grande empolgação, em parte pelo valor que ganharia, que era significativo, e também por querer provar que eu era capaz de alcançar aquele objetivo. Conforme emagrecia, ganhei em autoestima e disciplina. E aprendi que é possível mudar de vida”, explica Fabiano. Depois de embolsar o dinheiro da aposta, continuou a reeducação alimentar e os exercícios. Totalizou 103 kg a menos em um ano, sem cirurgia bariátrica nem remédios. Escreveu o livro “A Aposta – As motivações que encontrei para perder mais de 100 kg” e tornou-se um influenciador digital, com mais de 45 mil seguidores no Instagram e quase 20 mil no Facebook, que acompanham sua trajetória e pedem dicas para emagrecer com saúde. Dois anos após proeza, soube da realização da etapa Brasil do WBFF, um dos maiores eventos fitness do mundo, que seria realizado em outubro em São Paulo. E descobriu a categoria Transformation, para pessoas que passam por grandes mudanças corporais. Se inscreveu e ganhou. Além do prêmio de R$ 8 mil, o baiano agora pode disputar na sua categoria em âmbito mundial. “Não havia pensado neste próximo passo. Meu objetivo na competição era apenas mostrar para as pessoas que era possível chegar até onde cheguei”, festeja o publicitário.

 

Esporte de Fato – Quando a obesidade tornou-se um problema na sua vida?

Fabiano Lacerda – Quando comecei a ter limites no ir e vir, como entrar em um banheiro público ou até mesmo pequenas atividades como andar em uma bicicleta, deitar em rede ou passar por uma simples catraca.

 

Esporte de Fato – Quais são os principais desafios cotidianos de quem pesa quase 200 kg?

Fabiano Lacerda – Além dos problemas de saúde, existe a discriminação das pessoas e a dificuldade em comprar produtos e coisas, como roupas.

 

Esporte de Fato – Por que decidiu emagrecer sem passar por cirurgia bariátrica?

Fabiano Lacerda – Apesar de não ser contra a bariátrica, pois acredito que alguns precisam desse procedimento, resolvi não optar por este caminho, pois não queria “sofrer” as consequências pós-cirurgia…

 

Esporte de Fato – E como é perder mais de 100 kg?

Fabiano Lacerda – Durante a perda de peso, fiz uma reeducação alimentar. Não optei por nenhuma dieta específica. Criei hábitos saudáveis na alimentação e passei a consumir alimentos de forma regular, já que normalmente eu comia apenas uma vez por dia. Sobre os exercícios físicos, fiz bastante caminhada, corrida e musculação. Hoje em dia faço exercícios aeróbicos e musculação. Já em termos de dieta, faço low carb e jejum intermitente.

 

Esporte de Fato – Como resolveu participar da categoria Transformação do WBFF Brasil?

Fabiano Lacerda – Uma seguidora do Facebook me marcou em um post do evento. Logo me questionei e procurei saber se os meus propósitos de vida se adequavam à proposta do evento. Na verdade, na categoria Transformation, tudo se encaixou como uma luva. Tracei um plano, cumpri todas as exigências e mais do que isso, fui eu mesmo. Desta forma consegui ganhar. Para a categoria que participei, não existia distinção de gênero, podia participar homem e mulher – contudo, fui o único homem. As meninas também tinham histórias de vida bem interessantes. Algumas inclusive já tinham feito cirurgias plásticas.

 

Esporte de Fato – O que diria a alguém que quisesse começar a emagrecer hoje?

Fabiano Lacerda – Procure profissionais qualificados que possam orientar e acompanhar todo o processo. Isso foi fundamental para eu atingir meu objetivo. E acredite que o impossível não existe! Quando temos um objetivo bem claro e não abrimos exceções durante o caminho, tudo é possível.

 

Esporte de Fato – Após emagrecer, você escreveu um livro e tornou-se influenciador digital. Como é a sua atuação na internet?

Fabiano Lacerda – A produção do livro foi bastante árdua, pois não tinha costume de escrever. Como nada é impossível, consegui colocar no papel a primeira parte da minha trajetória, onde conto em detalhes o período da aposta que fiz com amigos para eliminar 60 kg em seis meses. Na internet, tanto nas redes sociais quanto no blog www.fabianolacerda.com, me posiciono como um motivador de pessoas que querem atingir seus objetivos, não apenas perda de peso.

 

Esporte de Fato – E como está a vida após o emagrecimento?

Fabiano Lacerda – Depois de emagrecer, comecei a desenvolver todo tipo de atividade que antes era inviável. Das mais simples, como andar de bicicleta e deitar em rede de balanço, até as mais extremas, como correr meias-maratonas. Moro em Salvador, sou publicitário e há dois meses tenho me dedicado bastante a motivar a vida de outras pessoas, como influenciador digital, palestrante e coach.

COMENTÁRIOS